Python

Nessa seção você encontrará conteúdos sobre a linguagem de programação Python, mas não pretendo abordar conteúdos mais básicos principalmente por que já existem muitos materiais sobre isso na internet, então vou focar em conteúdos mais avançados ou que são pouco abordados em outros lugares mas que são muito úteis.

Caso você tenha chegado aqui sem saber nada de Python, recomendo que você passe em algum dos links abaixo para aprender o básico.

Minha visão sobre Python

Linguagens de programação entram naquela categoria de assuntos que geram muitas polêmicas, principalmente quando adotamos a postura de “torcida organizada”. Eu particularmente não gosto de entrar nesse tipo de discussão quando percebo que a postura adotada é exatamente essa pois acredito que o caso não seja defender uma bandeira até a morte, mas sim entender as vantagens e e desvantagens e tirar proveito disso.

Dito isso, quero começar desse ponto: Python é uma linguagem para iniciantes?

Aqui entra uma das melhores respostas, DEPENDE.

Acredito que por Python ser uma linguagem com uma sintaxe simples e de baixa verbosidade ela acaba sendo a escolha de muitas pessoas que estão começando a programar, mas isso não significa que ela é uma linguagem para iniciantes.

Python é considerada atualmente uma linguagem de propósito geral, pelo menos é assim que ela é vendida por aí, eu particularmente não concordo com isso, mas isso é assunto para outro dia, mas só para adiantar qual seria o rumo da conversa, olha só:

“Uma chave de fenda pode abrir uma lata de tinta, mas isso não significa que ela é uma ferramenta para abrir latas”

Mas voltando ao assunto, quando estamos iniciando na programação umas das coisas mais prazerosas é ver as coisas de fato acontecendo, tu mete um input aqui, da um print ali e isso já é motivo de alegria, daí tu ja compartilha com os amigos e solta aquela: “olha só o programa que fiz”, e isso é demais, nesse sentido acho que Python é uma ótima pedida, a barreira de entrada é muito baixa.

Agora de verdade, desenvolver software é muito mais do que isso, e aqui Python acaba sendo omisso. Desenvolver software não é tão simples como iniciar em Python e isso pode te trazer mais malefícios do que benefícios a longo prazo, em outras palavras você pode desenvolver um racional menos apurado para resolver problemas, ou pior ainda, criar problemas que não deveriam existir.

Python não deixa evidente a necessidade de se preocupar com a estrutura do seu código, com a arquitetura, com a qualidade do código, com a performance, com a segurança, com a escalabilidade, com a testabilidade, com a documentação, com a legibilidade, com a organização, com a modularização, com a reutilização, com a manutenção… e por aí vai.

Isso não é uma crítica a linguagem, mas sim a forma como ela é vendida, aliás para deixar claro a linguagem que eu mais uso é Python, principalmente pelo contexto que eu trabalho e não por que Python serve para tudo.

Então assim, se você está iniciando na programação, Python é uma ótima pedida, mas não se acomode com isso, tu vai precisar correr por fora para aprender sobre os assuntos que eu citei acima, isso não significa que outras linguagens não demandem isso, a diferença é que “elas” deixam isso mais evidente.

Em resumo é isso que gostaria de compartilhar sobre Python, espero que tenha sido útil e até a próxima.